
Arruda
Ruta graveolens L
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/j/A/2AOniHTl2rrQIgRhOEww/whatsapp-image-2021-02-16-at-06.59.14-1-.jpeg)
Nomes populares: arruda doméstica, arruda dos jardins, ruta, arruda-de-cheiro-forte, arruda-fedorenta.
Partes da planta usadas: Toda a planta.
Uso popular: É indicada para dor dos nervos; problemas dos rins, bexiga e do fígado; reumatismo; gota; vermicida; estimulante; inflamação nos olhos; sarna; piolho; repelente; e analgésico.
Também é muito usada por seus poderes energéticos, ajudando a quebrar o meu olhado.
Modo de usar:
• Inflamação nos olhos: ferver por alguns minutos, uma colher de sopa de folhas frescas moídas para uma xícara de água; lavar os olhos três vezes ao dia até desaparecerem os sintomas.
• Piolho: pegar duas xícaras (de café) de folhas picadas e despejar 500 ml de água fervente, abafar e aguardar 5 minutos. Depois é só coar, esfriar e lavar a cabeça por três dias.
• Sarna: colocar folhas secas picadas (um copo) em um litro de álcool. Deixar em repouso por três dias e coar. Diluir 50%, e aplicar na área afetada.
• Repelente: queimar as folhas da planta, em forma de defumação.
• Dores, gripes, reumatismo: infusão, colocando uma pitada de folhas e despejando 1 xícara de água fervente. Abafar por 5 minutos.
• Abcessos: aplicar o cataplasma (pisar as folhas para virar um sumo) frescas sobre a parte afetada, cobrindo-o com gaze.
Contra-indicações:
A ingestão excessiva de arruda pode ser perigosa, podendo causar hemorragias graves, dores epigástricas, cólicas, vômitos, convulsões e sonolência. Pelas suas propriedades emenagogas, durante a gravidez, pode provocar hemorragias e por sua vez o aborto.
Referências:
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/100482/1/Folder-arruda.pdf
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2021/02/16/conhecida-pelos-poderes-energeticos-e-medicinais-arruda-deve-ser-prescrita-com-auxilio-de-especialistas.ghtml


