top of page

Babosa

Aloe vera

Babosa

Nomes populares: Aloé, babosa, babosa-grande, babosa-medicinal, erva-babosa, aloe-do-cabo, caraguatá-de-jardim.

Partes da planta usadas: Gel (parte mucilaginosa), látex (suco, exsudato ou acíbar).

Uso popular: É indicada como cicatrizante em casos de queimaduras e ferimentos superficiais da pele (para queimaduras térmicas ou químicas e físicas (radioterapia), dermatites, eczemas, psoríase,
queda de cabelo por seborreia, acne, celulite e erisipela, hemorróidas inflamadas, contusões, entorses e dores reumáticas, além de ser muito usada pelas mulheres para o trato dos cabelos.

Modo de usar:

Uso Externo:
Cataplasma - Retire uma folha pela base. Cortar a outra extremidade e deixar em pé com a base para baixo por duas horas, para escoar o líquido amarelado e de odor forte. Lavar em água corrente, descascar sem deixar a parte verde no gel. Picar o gel e bater em liquidificador previamente higienizado por cerca de 40 segundos para manter a consistência do gel. Como a folha é formada por 95% de água, se bater muito a consistência ficará líquida. Deixar em repouso por 15 minutos para que a espuma que se
forma diminua. Aplicá-lo diretamente sobre a lesão de 2 a 3 vezes ao dia. Cubra a lesão com gaze e mantenha ocluído até a próxima troca.

Compressa - uma folha grande é aberta ao meio e colocada sobre uma porção de algodão ou gaze para captar a mucilagem, em seguida aplica-se sobre a pele. Aplicar na área afetada 1 a 3 vezes ao dia. Manter a lesão ocluída com a compressa.

Contra-indicações: Usar com cautela quando concomitante com antibióticos. Evitar uso interno em gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos.

Referências:
Babosa. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU UFSC, 2021. Disponível em: <https://hortodidatico.ufsc.br/babosa/>. Acesso em: 10 out. 2022.
Brasil. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Secretaria dos Colaboradores. Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Plantas Medicinais e Fitoterápicos, 2019. 4ª edição. Disponível em: <http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf>. Acesso em: 10 out. 2022.

aqcuma.jpeg
sus-logo.png
saude-da-familia.jpg
profsaude.png
ufrb.png
unvas.png
bottom of page