
Erva Cidreira
Lippia alba

Nomes populares: melissa, erva-cidreira, erva-cidreira-de-arbusto, falsa-melissa.
Partes da planta usadas:Folhas e inflorescências.
Uso popular: Indicada para enxaqueca e como cicatrizante, além de gripes e resfriados. Ajuda a abrir o apetite. Tem efeito calmante e indutor do sono. Ajuda em casos de cólicas abdominais.
Modo de usar:
Infusão das folhas: 1 colher (sopa) de folhas picadas para 1 xícara de água, jogar a água quente sobre as folhas picadas, tampar, repousar por 10 minutos. coar e servir .
Pode ser utilizada como condimento na preparação de comidas.
Pode ser feita a inalação do vapor para desobstruir as narinas.
Contra-indicações: Evitar uso de gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos. Visto que na Argentina, a planta é indicada como abortiva, e ante a falta de dados confiáveis de inocuidade, não se recomenda seu emprego durante a gestação e lactação.
Evitar o uso em situações que necessitem atenção e em trabalhos perigosos. Existe a possibilidade de interação sinérgica com sedativos (potencializar efeito calmante/sedativo).
O uso concomitante com paracetamol pode aumentar a toxicidade deste fármaco.
Não recomendado para pessoas com hipotensão arterial. Doses mais elevadas podem provocar irritação da mucosa gástrica, devendo ser evitado em casos de gastrite e úlcera gastroduodenal.
Referências:
Salva/Melissa. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU UFSC, 2021. Disponível em: <https://hortodidatico.ufsc.br/salvamelissa/>. Acesso em: 10 out. 2022.
https://fitoterapiabrasil.com.br/biblioteca-virtual/guia-de-plantas-medicinais-de-florianopolis-1a-edicao-2019


