top of page

Hortelã

Mentha piperita L.

Hortelã

Nomes populares: Hortelã-pimenta, hortelã roxa, menta.

Partes da planta usadas: Folhas e inflorescência. Partes aéreas.

Uso popular: O uso interno da infusão preparada com as partes aéreas da planta, é empregado para anemia, cólica menstrual, prostatite, cálculos da vesícula, icterícia, palpitações, tremores, diarreia, como calmante e para combater vermes, sendo que neste último caso, é preparada com leite. É considerada uma planta digestiva, vermífuga, emética, tônica e carminativa. Usada no tratamento de sintomas gastrintestinais, como meteorismo epigástrico, digestão lenta, eructação (arrotos) e flatulência, além de resfriados, dores de cabeça e musculares. O uso externo da infusão é realizado em ferimentos e contusões na pele, bem como em bochechos nas dores de dente, garganta, e em inflamações da boca e gengiva e até dor de dente.

Modo de usar:
Uso interno: Infusão preparada com 1 colher de sobremesa das folhas secas ou até 6 folhas frescas rasuradas para 1 xícara (200 ml) de água fervente, após abafar por 15 minutos, ingerir até 3 vezes ao dia por no máximo duas semanas.
Tintura: Utilizar 20 gramas das folhas rasuradas para 100 ml de álcool etílico 70% e armazenar em vidro escuro protegido da umidade e da luz. Tomar 2 a 3 ml da tintura, diluída em 50 ml de água, duas a três vezes ao dia. A indicação dessa tintura é como auxiliar no alívio dos sintomas dispépticos e como antiflatulento (gases). Para cólon irritável é indicado o equivalente a 0,4 ml de óleo essencial em forma de comprimido com revestimento entérico.

Contra-indicações: Não se recomenda o uso tópico nasal de formulações contendo mentol em crianças, devido ao risco de espasmos da glote após sua aplicação e até mesmo colapso instantâneo seguido de aplicação local de mentol. O óleo é contra-indicado em obstrução biliar e colecistite. Esta espécie pode apresentar interações com medicamentos para anemia, felodipino, sinvastatina e ciclosporina. Evitar o uso interno em gestantes, lactantes e em crianças menores de 04 anos.

Referências:
Hortelã. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU UFSC, 2021. Disponível em: <https://hortodidatico.ufsc.br/hortela/>. Acesso em: 10 out. 2022.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira Primeiro suplemento. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: ANVISA, 2018. Página 62.

aqcuma.jpeg
sus-logo.png
saude-da-familia.jpg
profsaude.png
ufrb.png
unvas.png
bottom of page