
Mastruz
Chenopodium ambrosioides L. Amaranthaceae

Nomes populares: Mastrunço, mestruz, mastruz, lombrigueira, quenopódio, ambrosia-do-méxico, erva-das-cobras, erva-do-formigueiro,caacica.
Partes da planta usadas: Folhas e frutos.
Uso popular: Muito utilizada como vermífugo, sendo também utilizada na expulsão de parasitas intestinais de outros animais. A infusão das folhas é usada, internamente, contra reumatismo, sinusite, catarro crônico, tosse, bronquite, febre, inflamação da garganta, dor ciática e parasitoses. A planta triturada é usada como anti-inflamatória e cicatrizante no tratamento de contusões e fraturas, por meio de compressas ou ataduras, como sabonete e shampoo para pediculose e sarna. Outro uso disseminado no Brasil é como inseticida doméstico, extremamente útil para afugentar pulgas, percevejos, baratas e demais insetos. Também utilizada como estomáquica e digestiva.
Modo de usar:
Como anti-inflamatório local e cicatrizante: usar 3 colheres de sopa das folhas e sumidades floridas frescas picadas, amassar com um pilão, estender sobre um pano e aplicar no local afetado, 2 vezes por dia.
Para tratar bicho geográfico e sarna: utilizar a mesma recomendação de preparo descrita acima e aplicar sobre o local afetado.
Para piolhos: usar a infusão para enxaguar o cabelo ou incorporar a tintura em sabonete ou xampu.
Para gripes e resfriados: usar uma colher de sobremesa em uma xícara de água , 2 xícaras ao dia por 10 dias.
Obs.: Não usar internamente o óleo essencial.
Contra-indicações: O seu uso é contra indicado para gestantes, lactantes e crianças de até 3 anos, pessoas debilitadas ou com doenças hepáticas, renais e auditivas.
Referências:
Erva de Santa Maria. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU UFSC, 2021. Disponível em: <https://hortodidatico.ufsc.br/erva-de-santa-maria/>. Acesso em: 10 out. 2022.
https://fitoterapiabrasil.com.br/biblioteca-virtual/guia-de-plantas-medicinais-de-florianopolis-1a-edicao-2019


