top of page

Sete-dor

Plectranthus barbatus Andrews

Sete-dor

Nomes populares:
Boldo-africano, boldo-brasileiro e boldo-nacional

Partes da planta usadas: Folhas

Uso popular:
O uso popular do boldo-brasileiro, também conhecido como sete-dores, é indicado para má digestão, azia e mal-estar gástrico em geral, bem como em libações alcoólicas e alimentares. Também usa-se externamente, a infusão das folhas da planta no combate a piolhos.

Modo de usar:
Uso interno: A infusão é preparada com ½ folha e uma xícara (200 ml) de água fria, amassando-se as folhas para extrair seu líquido que deve ser ingerido até duas vezes ao dia, por no máximo três dias seguidos.
Uso externo: O uso tópico local para afastar piolhos pode ser feito aplicando-se a decocção de 6 folhas da planta com 1 litro de água após esfriar e no momento em que a criança estiver tomando banho. Em crianças menores de 4 anos utilizar apenas 1 folha no preparo da decocção.
Tintura: Utilizar 20 gramas das folhas secas e rasuradas para 100 ml de álcool etílico 70% e armazenar em vidro escuro protegido da umidade e da luz. Tomar 50 gotas da tintura, diluídas em 75 ml de água, três vezes ao dia. A indicação dessa tintura é como auxiliar no alívio dos sintomas dispépticos.

Contra-indicações:
Não deve ser utilizado por gestantes, lactantes, crianças, hipertensos e portadores de obstrução das vias biliares. Não usar no caso de tratamento com metronidazol ou dissulfiram, medicamentos depressores do SNC e anti-hipertensivos.

Boldo sete-dores. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU UFSC, 2021. Disponível em: <https://hortodidatico.ufsc.br/boldo-sete-dores/>. Acesso em: 10 out. 2022.

aqcuma.jpeg
sus-logo.png
saude-da-familia.jpg
profsaude.png
ufrb.png
unvas.png
bottom of page