top of page

Transagem

Plantago major L.

Transagem

Nomes populares: Tanchagem, tanchagem-maior, tanchás, tachá, tansagem, tranchagem, transagem, sete-nervos, tançagem, tanchagem-média, plantagem.

Partes da planta usadas: Folhas e sementes.

Uso popular: No Brasil é considerada diurética, antidiarréica, expectorante, hemostática e cicatrizante, sendo empregada contra infecções das vias respiratórias superiores (faringite, amigdalite, estomatite), bronquite crônica e como auxiliar no tratamento de úlceras pépticas. Também são empregadas, tanto as flores como as sementes, contra conjuntivite e irritações oculares devidas a traumatismos. As sementes são utilizadas como laxante(neste caso deve-se beber água e colocar as sementes para inchar em água) e depurativas enquanto as folhas são empregadas internamente no tratamento da diarreia.
Utilizada para tratar afecções de pele (acne e cravos), queimaduras e picadas de insetos. Usada como auxiliar no tratamento dos que querem deixar de fumar. As folhas jovens são usadas como alimento em saladas e refogados.
Relato popular de uso em tensão pré menstrual (TPM).

Modo de usar:
• Como laxante e depurativo: infusão das sementes, preparado adicionando água fervente em um copo contendo uma colher de sopa de sementes deixadas em maceração durante a noite.
• Contra gripes e resfriados: fazer gargarejo de seu chá, 2 a 3 vezes por dia (2 colheres de sopa das folhas picadas para 1 xícara de chá de água fervente).
• Para dores de garganta: tomar 3 x ao dia a infusão de 1 colher de sopa de folhas picadas para 1 xícara de chá de água fervente.
• Cataplasma preparado com folhas amassadas, misturado com glicerina e aplicado sobre feridas, queimaduras e picadas de insetos.
• Para prostatites: é indicado banho de assento, de duração de 20 minutos, 2 vezes por dia, preparado através da fervura de 5 colheres de sopa de folhas picadas em 1 litro de água.

Contra-indicações: Seu uso é contraindicado para gestantes e lactantes, pacientes com obstrução intestinal e pacientes com hipotensão arterial. Não engolir o produto após o bochecho e gargarejo. As sementes não devem ser administradas na presença de obstruções do trato gastrointestinal.

Referências:
Transagem. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU UFSC, 2021. Disponível em: <https://hortodidatico.ufsc.br/tansagem/>. Acesso em: 10 out. 2022.
Brasil. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Secretaria dos Colaboradores. Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Plantas Medicinais e Fitoterápicos, 2019. 4ª edição. Disponível em: <http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf>. Acesso em: 10 out. 2022.

aqcuma.jpeg
sus-logo.png
saude-da-familia.jpg
profsaude.png
ufrb.png
unvas.png
bottom of page